ATIVIDADES SOBRE O GÊNERO TEXTUAL "NOTÍCIA" PARA O 7º ANO
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Taj Mahal
INTERPRETAÇÃO DE "TIRINHA" PARA O 6º ANO
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MAIS COLAS CIBERNÉTICAS PARA O 7º ANO
Conjugação verbal: os verbos são distribuídos em três diferentes grupos.
a) 1ª conjugação: verbos terminados em -ar. AMAR, CANTAR, ANDAR
b) 2ª conjugação: verbos terminados em -er.VENDER, CORRER, FAZER
c) 3ª conjugação: verbos terminados em –ir.SORRIR, DORMIR, PARTIR
Obs: Os verbos terminados em –or (ex: compor, supor, pôr, dispor, etc), pelo fato de terem origem no antigo verbo poer, são considerados de 2ª conjugação. A vogal e, mesmo tendo desaparecido do infinitivo, aparece em algumas formas do verbo, exemplo: põe, pões, põem, etc.
Adjetivo
Adjetivo é a palavra variável em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, modo de ser ou aspecto.
Ex.: neve branca; cidade moderna.
Classifica-se em:
- Simples: quando apresenta um único radical.
Ex.: comida saborosa.
- Composto: quando apresenta mais de um radical.
Ex.: programa sociocultural.
- Primitivo: quando não provém de outra palavra da língua portuguesa.
Ex.: inimigo leal.
- Derivados: quando provém de outra palavra da língua portuguesa.
Ex.: calça esverdeada.
Locuções Adjetivas
Locução adjetiva é a expressão formada de preposição + substantivo (ou advérbio), com valor de adjetivo.
Noite de chuva (chuvosa)
Atitudes de anjo (angelical)
Pneu de trás (traseiro)
Menina do Brasil (brasileira)
Lista de locuções adjetivas acompanhadas dos adjetivos correspondentes:
Adjetivo é a palavra variável em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, modo de ser ou aspecto.
Ex.: neve branca; cidade moderna.
Classifica-se em:
- Simples: quando apresenta um único radical.
Ex.: comida saborosa.
- Composto: quando apresenta mais de um radical.
Ex.: programa sociocultural.
- Primitivo: quando não provém de outra palavra da língua portuguesa.
Ex.: inimigo leal.
- Derivados: quando provém de outra palavra da língua portuguesa.
Ex.: calça esverdeada.
Locuções Adjetivas
Locução adjetiva é a expressão formada de preposição + substantivo (ou advérbio), com valor de adjetivo.
Noite de chuva (chuvosa)
Atitudes de anjo (angelical)
Pneu de trás (traseiro)
Menina do Brasil (brasileira)
Lista de locuções adjetivas acompanhadas dos adjetivos correspondentes:
Locução adjetiva | Adjetivo correspondente |
De abdômen | abdominal |
De abelha | apícola |
De abutre | vulturino |
De alma | anímico |
De aluno | discente |
De anjo | angelical |
De asno | asinino |
De boca | bucal, oral |
De boi | bovino |
De cabelo | capilar |
De campo | rural |
De cavalo | equino |
De chuva | pluvial |
De cidade | urbano |
De estômago | estomacal |
De leão | leonino |
De ovelha | ovino |
De paixão | passional |
De rim | renal |
Parônimos e Homônimos
Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia.
“Estória” é a grafia antiga de “história” e essas palavras possuem significados diferentes. Quando dizemos que alguém nos contou uma estória, nos referimos a uma exposição romanceada de fatos imaginários, narrativas, contos ou fábulas; já quando dizemos que fizemos prova de história, nos referimos a dados históricos, que se baseiam em documentos ou testemunhas.
Ambas as palavras constam no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras. Porém, atualmente, segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, é recomendável usar a grafia “história” para denominar ambos os sentidos.
Ambas as palavras constam no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras. Porém, atualmente, segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, é recomendável usar a grafia “história” para denominar ambos os sentidos.
Outros exemplos:
Flagrante (evidente) / fragrante (perfumado)
Flagrante (evidente) / fragrante (perfumado)
Mandado (ordem judicial) / mandato (procuração)
Inflação (alta dos preços) / infração (violação)
Eminente (elevado) / iminente (prestes a ocorrer)
Arrear (pôr arreios) / arriar (descer, cair)
Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.
Acender (pôr fogo) / ascender (subir)
Estrato (camada) / extrato (o que se extrai de)
Bucho (estômago) / buxo (arbusto)
Espiar (observar) / expiar (reparar falta mediante cumprimento de pena)
Tachar (atribuir defeito a) / taxar (fixar taxa)
ATIVIDADES - PROPAGANDA "TURMA DA MÔNICA - PERDIGÃO"
Analisar o cartaz. Explicar que trata-se de uma propaganda, para vender algo. Mediar os alunos a distinguirem o que é exatamente o produto da venda e o que é brinde.
1. Onde você poderia encontrar essa propaganda?
a) ( ) No hospital.
b) ( ) No supermercado.
c) ( ) No mural da escola.
d) ( ) Na farmácia.
2. Escreva dois verbos (ações) que aparecem na propaganda.
a) ( ) desenhar.
b) ( ) pintar.
c) ( ) apagar.
d) ( ) borrar
4. As palavras COMPRE e GANHE estão escritas em letras maiores para:
a) ( ) enfeitar a propaganda.
b) ( ) mostrar que todo produto vem com dois brindes.
c) ( ) atrair a atenção do leitor.
d) ( ) mostrar que há duas frases na propaganda.
5. Essa propaganda da marca PERDIGÃO tem o objetivo de:
a) ( ) ensinar as crianças a pintar.
b) ( ) vender gibis.
c) ( ) distribuir giz de cera gratuitamente.
d) ( ) vender produtos da Turma da Mônica Perdigão.
HISTÓRIA EM QUADRINHOS - CASCÃO E CEBOLINHA
1. A tirinha acima está apresentada em linguagem verbal ou não verbal? Explique.
2. Em toda a historinha, Cascão está sentindo:
a) ( ) dor.
c) ( ) tristeza.
b) ( ) desanimo.
d) ( ) alegria.
2. Em toda a historinha, Cascão está sentindo:
a) ( ) dor.
c) ( ) tristeza.
b) ( ) desanimo.
d) ( ) alegria.
3. No segundo quadrinho, Cebolinha está:
a) ( ) andando.
c) ( ) pulando.
b) ( ) deslizando.
d) ( ) correndo.
c) ( ) pulando.
b) ( ) deslizando.
d) ( ) correndo.
4. Que recursos visuais o autor utilizou para indicar a ação do Cebolinha no segundo quadrinho?
5. Faça uma interjeição em qualquer quadrinho da historinha “CASCÃO E CEBOLINHA”.
6. Agora observe o quadrinho abaixo e desenhe uma onomatopéia relacionada ao fato apresentado.
7. Faça uma pequena descrição de um lugar onde podem acontecer acidentes como esse do Cascão.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - HISTÓRIA EM QUADRINHOS
OBSERVE OS QUADRINHOS COM ATENÇÃO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS
Folhinha, São Paulo, Agosto de 2004
1. Onde esse texto foi publicado?
2. O que o dono do Garfield estava fazendo no primeiro quadrinho?
3. Porque você acha que o Garfield não estava por perto?
4. Você acha certa a atitude do Garfield? Explique!
1- Linguagem
É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo). Num sentido mais genérico, a Linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para comunicar-se.
Tipos de Linguagem
A linguagem pode ser:
Verbal: a Linguagem Verbal é aquela que faz uso das palavras para comunicar algo. |
As figuras acima nos comunicam sua mensagem através da linguagem verbal (usa palavras para transmitir a informação).
Não Verbal: é aquela que utiliza outros métodos de comunicação, que não são as palavras. Dentre elas estão a linguagem de sinais, as placas e sinais de trânsito, a linguagem corporal, uma figura, a expressão facial, um gesto, etc.
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Essas figuras fazem uso apenas de imagens para comunicar o que representam.
E TEMOS A LINGUAGEM MISTA, A QUAL É A UNIÃO DAS DUAS LINGUAGENS.
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