Trabalhos 700


Muriqui, 02 de setembro de 2013.

Concordância nominal nada mais é que o ajuste que fazemos aos demais termos da oração para que concordem em gênero e número com o substantivo.
Teremos que alterar, portanto, o artigo, o adjetivo, o numeral e o pronome.
Além disso, temos também o verbo, que se flexionará à sua maneira, merecendo um estudo separado de concordância verbal.
REGRA GERAL: O artigo, o adjetivo, o numeral e o pronome, concordam em gênero e número com o substantivo.
A pequena criança é uma gracinha.
- O garoto que encontrei era muito gentil e simpático.

CASOS ESPECIAIS: Veremos alguns casos que fogem à regra geral, mostrada acima.

a) Um adjetivo após vários substantivos
1 – Substantivos de mesmo gênero: adjetivo vai para o plural ou concorda com o substantivo mais próximo.
- Irmão e primo recém-chegado estiveram aqui.
- Irmão e primo recém-chegados estiveram aqui.

2 – Substantivos de gêneros diferentes: vai para o plural masculino ou concorda com o substantivo mais próximo.
- Ela tem pai e mãe louros.
- Ela tem pai e mãe loura.

3 – Adjetivo funciona como predicativo: vai obrigatoriamente para o plural.
- O homem e o menino estavam perdidos.
- O homem e sua esposa estiveram hospedados aqui.

b) Um adjetivo anteposto a vários substantivos
1 – Adjetivo anteposto normalmente: concorda com o mais próximo.
Comi delicioso almoço e sobremesa.
Provei deliciosa fruta e suco.
2 – Adjetivo anteposto funcionando como predicativo: concorda com o mais próximo ou vai para o plural.
Estavam feridos o pai e os filhos.
Estava ferido o pai e os filhos.

c) Um substantivo e mais de um adjetivo
1- antecede todos os adjetivos com um artigo.
Falava fluentemente a língua inglesa e a espanhola.
2- coloca o substantivo no plural.
Falava fluentemente as línguas inglesa e espanhola.

1 – sempre concordam com a 3ª pessoa.
Vossa santidade esteve no Brasil.

e) Anexo, incluso, próprio, obrigado
1 – Concordam com o substantivo a que se referem.
As cartas estão anexas.
A bebida está inclusa.
Precisamos de nomes próprios.
Obrigado, disse o rapaz.

f) Um(a) e outro(a), num(a) e noutro(a)
1 – Após essas expressões o substantivo fica sempre no singular e o adjetivo no plural.
Renato advogou um e outro caso fáceis.
Pusemos numa e noutra bandeja rasas o peixe.

g) É bom, é necessário, é proibido
1- Essas expressões não variam se o sujeito não vier precedido de artigo ou outro determinante.
Canja é bom. / A canja é boa.
É necessário sua presença. / É necessária a sua presença.
É proibido entrada de pessoas não autorizadas. / A entrada é proibida.

h) Muito, pouco, caro
1- Como adjetivos: seguem a regra geral.
Comi muitas frutas durante a viagem.
Pouco arroz é suficiente para mim.
Os sapatos estavam caros.
2- Como advérbios: são invariáveis.
Comi muito durante a viagem.
Pouco lutei, por isso perdi a batalha.

Comprei caro os sapatos.

i) Mesmo, bastante
1- Como advérbios: invariáveis
Preciso mesmo da sua ajuda.
Fiquei bastante contente com a proposta de emprego.
2- Como pronomes: seguem a regra geral.
Seus argumentos foram bastantes para me convencer.
Os mesmos argumentos que eu usei, você copiou.

j) Menos, alerta
1- Em todas as ocasiões são invariáveis.
Preciso de menos comida para perder peso.
Estamos alerta para com suas chamadas.

k) Tal Qual
1- “Tal” concorda com o antecedente, “qual” concorda com o conseqüente.
As garotas são vaidosas tais qual a tia.
Os pais vieram fantasiados tais quais os filhos.

l) Possível
1- Quando vem acompanhado de “mais”, “menos”, “melhor” ou “pior”, acompanha o artigo que precede as expressões.
A mais possível das alternativas é a que você expôs.
Os melhores cargos possíveis estão neste setor da empresa.
As piores situações possíveis são encontradas nas favelas da cidade.

m) Meio
1- Como advérbio: invariável.
Estou meio insegura.
2- Como numeral: segue a regra geral.
Comi meia laranja pela manhã.

n) 
1- apenas, somente (advérbio): invariável.
Só consegui comprar uma passagem.
2- sozinho (adjetivo): variável.
Estiveram sós durante horas.



COLÉGIO MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
MURIQUI, 22 DE MAIO DE 2013
PROFESSORA; MONALISA
ALUNO(A):_____________________________________________TURMA 700



TRABALHO BIMESTRAL SOBRE O GÊNERO TEXTUAL "BIOGRAFIA"






Texto: Zico



Jogador de futebol carioca (3/3/ 1953). Segundo maior artilheiro da história da seleção brasileira. Caçula de seis filhos de um alfaiate, Arthur Antunes Coimbra nasce em Quintino Bocaiúva, subúrbio do Rio de Janeiro, onde passa a infância e a adolescência.

Ainda criança, joga no Juventude de Quintino, passa pelo futebol de salão do River, do Rio e aos 14 anos, ingressa no Flamengo. Em 1971 sobe para o time principal e em 1972 conquistou o primeiro título carioca. Em 1974 chega à seleção brasileira.

Ganha pelo Flamengo nove taças Guanabara, sete campeonatos estaduais, quatro brasileiros, uma Libertadores da América (1981) e um Mundial Interclubes (1981), recebendo o epíteto Galinho de Quintino. Em 1983 vai para o Unidense, da Itália, onde fica por um ano e meio.

Retorna ao Flamengo e,em fevereiro de 1990, abandona a carreira. No ano seguinte, porém, torna-se consultor de futebol do Kashima, do Japão, e acaba voltando aos campos e se tornando ídolo do futebol japonês. Joga pelo Kashima até 1994.

Participa de três Copas do Mundo e é o segundo maior artilheiro da história da seleção, com 66 gols em 89 jogos, atrás de Pelé, que marcou 98 em 114 partidas. Dos 694 gols de sua carreira 508 foram pelo Flamengo.

Formado em educação física, torna-se ministro dos Esportes do governo Collor e cria a lei que permite a instalação de bingos ligados a clubes esportivos. Atualmente possui vários centros de futebol e um clube, o C.F.Z. do rio de Janeiro.




Fonte:conteúdo@algo sobre.com.br




1) O texto acima é uma biografia ou uma autobiografia? Justifique sua resposta.




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2)De acordo com o texto, quem foi o 2º maior artilheiro da Seleção Brasileira? (D1)

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3) Em “Formado em educação física, torna-se ministro dos Esportes...”, a quem se refere o termo destacado? (D2)

( A ) Pelé ( C ) Collor

( B ) Kashima ( D ) Arthur Antunes




4) Ao usar a palavra “caçula” o autor deu a entender que Zico era: (D3)




( A ) o filho mais novo.

( B ) o filho mais velho.

( C ) o filho mais talentoso.

( D ) o filho mais mimado




5) O texto mostra que Zico foi: (D4)

( A ) um simples jogador do Flamengo.

( B ) um campeão pelo Flamengo.

( C ) o pior jogador do Flamengo.

( D ) um jogador com muitas habilidades.




6) O trecho “É o segundo maior artilheiro da história da seleção brasileira.”, demonstra um fato ou uma opinião? (D14)

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7) Em “...torna-se ministro dos Esportes do governo Collor e cria a lei que permite a instalação de bingos...” , o termo destacado indica: (D15)

( A ) Alternância ( C ) Oposição

( B ) Adição ( D ) Explicação




8) Em, “...Libertadores da América (1981) e um Mundial Interclubes (1981)...”, por que as datas encontram –se entre parênteses? (D17)




( A ) porque é uma informação a mais.

( B ) para separar os números das palavras.

( C ) para demonstrar que os dois ocorreram no mesmo ano.

( D ) para enfeitar o trecho.


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